28.5.08

impossible germany

24.5.08

um tempo de silêncio



em «três tempos», de Hou Hsiao-Hsien, contam-se três histórias diferentes em outras tantas épocas - sempre um homem e uma mulher, sempre os dois mesmos actores. no primeiro desses tempos, há três belíssimos pormenores: a) depois de jogar snooker com may pela primeira vez, chen despede-se e sai do salão mas, minutos depois, regressa e diz-lhe, com uma simplicidade encantadora, "eu escrevo-te" - e escreveu mesmo; b) quando chen, depois de muito procurar, volta a encontrar may, já noutro salão, diz-lhe "olá"; ela fica feliz e sem saber o que dizer, ambos rindo tontamente, trocando palavras sem nexo e bebendo chá; c) nessa mesma noite já madrugada, à chuva, enquanto esperam o autocarro que levará chen de volta ao quartel, dão-se as mãos pela primeira vez.

o aparente desleixo com que Hsiao-Hsien filma isto (não c, mas a ou b) é mesmo só isso, aparente, porque o detalhe e a preparação dos tempos são milimétricos, e o tempo com que brinda estas personagens é profundamente, digo mais, profundamentissimamente (se não existe, invente-se) humano. haja tempo para o silêncio, tempo para o humanismo de Hou Hsiao-Hsien.

6.5.08

quando é que volta a haver castanhas?

recebi há tempos um email a anunciar o novo single do novo álbum de uma banda que desconhecia, de nome feromona, com link no youtube e tudo. para não variar, armado em esperto (sou sem dúvida o gajo mais esperto que anda dentro dos meus boxer shorts), não liguei nenhuma e pensei,

"olha olha estes, vou mesmo ouvir uma bandazinha do cocó, logo eu,
logo eu que não ouço nada que seja menos complexo que gorecki...
não, agora sério, quando é que há castanhas?"

ora, muito enganado eu estava, o que só me deixa feliz, é no fundo um hino à minha coerência...

o vídeo está aqui:



e a letra é muito porreira, e a canção também, e o vídeo também...
venha o disco.

sacramento

um homem de sacramento, califórnia, foi preso pela polícia por terem encontrado cerca de 300 gatos mortos no congelador de sua casa. engraçado que no país onde "melhor estado significa menos estado" o estado controle a dieta dos seus cidadãos (que o mesmo não se pode dizer da dimensão dos congeladores).

bom, à parte esta piadinha imbecil, que não serve para resgatar o post à modorra da sua tontice, acrescente-se para efeitos de utilidade pública que sacramento é a capital da california, e assim a modos que pronto, talvez o post tenha tocado o leitor incauto bem de surpresa no mais íntimo do seu âmago.